26 de mai. de 2009

Folclore

• Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação.

• Dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal que instituiu agosto como o mês do folclore.

• O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus.

3 comentários:

  1. pow vei eu sei mais coisas do que esse site ridiculo olha só.
    Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

    Conheça os mitos:
    » Saci-Pererê
    » Boitatá
    » Curupira (ou Caipora)
    » Lobisomem
    » Mãe D'água, a Iara
    » Mula-sem-cabeça
    » Negrinho do Pastoreio

    Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.

    Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.
    Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa.
    Pratos: tutu de feijão, feijoada, ligüiça, carne de porco. Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.

    ResponderExcluir